COMO ACONTECEM AS AULAS?

Considerando as especificidades da organização curricular da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, o programa é desenvolvido por meio de aulas lúdicas, vivenciadas diariamente, com 40 minutos de duração.
O programa busca trabalhar a aprendizagem de maneira construtiva, relacionando aspectos como descobrir, observar, sentir, reunir, classificar, explorar e deduzir, com a finalidade de explorar, principalmente, as habilidades da audição e da fala, as quais norteiam todo o decorrer das atividades.
Os conteúdos do método são desenvolvidos no decorrer de uma rotina que ajuda a organização da criança no espaço e no tempo, permitindo a previsão dos acontecimentos, possibilitando ao aluno a conquista de segurança e independência ao acompanhar e perceber o início, meio e fim das atividades. A rotina bilíngue é similar à de aulas regulares e encontro começa por uma canção, que muda a cada nível, proporcionando sempre algo novo a ser apresentado ou explorado.
Os conteúdos são trabalhados ludicamente a partir de associações, utilizando materiais didáticos, tais como: cartões de imagens, pôsteres, material concreto, músicas, fantoches, jogo da memória, bingo, contação de histórias, entre outros.
O programa Evolutive English at School utiliza sempre materiais e alternativas diversas para explorar determinados vocabulários, atendendo a cada inteligência individualmente, mas trabalhando todas coletivamente, proporcionando um ambiente de instrução comunicativa, envolvendo os alunos com o objetivo de aprender a linguagem em si, enfatizando a utilização da conversação, interação e linguagem.

COMO AS CRIANÇAS APRENDEM
UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA?

O bilinguismo deve ser compreendido como um dos fatores que beneficiam o desenvolvimento da área cognitiva, pois exige um maior exercício da mesma, provocando uma maior atividade neuronal, isto é, produzindo um aumento das ligações entre os neurônios do tônus cerebral. Para o aprendizado real das estruturas de uma língua torna-se necessário estar exposto a ela frequentemente em diferentes paradigmas.
A interação proporcionada pela comunicação durante as aulas bilíngues estimula e encoraja o aluno que será envolvido durante as aulas, em momentos diversos e contextualizados para diversificar e estabelecer conversação, utilizando vocabulário e sentenças gramaticais a partir do uso da língua em questão.
O programa bilíngue Evolutive English at School introduz as crianças em uma aquisição do idioma tal qual a aquisição de sua língua materna, de modo que a língua-alvo seja assimilada e desenvolvida gradativamente e naturalmente diante de situações reais de comunicação, baseadas no convívio e interação em uma atmosfera artificial da língua estrangeira, valorizando o desenvolvimento do comportamento e da formação de hábitos. Para adquirir uma língua, o indivíduo não deve apenas estar exposto a um ambiente com falantes, ele deve interagir com eles e envolver-se ao ponto de fazer parte de seu próprio aprendizado.

O PROGRAMA BILÍNGUE NA SUA ESCOLA

A aquisição de um segundo idioma remete-se a facilidade de poder comunicar-se com indivíduos de diversos países de culturas diferentes, a fim de trocar experiências e de conhecer melhor o mundo onde se vive. Em meio às exigências advindas da globalização, tornou-se fundamental o ensino infantil bilíngue para desenvolver nos alunos, desde o início da sua escolarização, a habilidade de pertencimento a este mundo globalizado. Assim, com uma proposta diferenciada do educar, é induzida uma nova forma de aprender tanto por parte do educador como por parte do educando.
A escola e a cultura onde o sujeito está inserido são elementos que estimulam as diversas habilidades dos indivíduos em meio à sociedade. Nosso programa busca trabalhar as inteligências e estimular a criança com materiais e conteúdos adequados ao seu aspecto particular de inteligência, desenvolvendo o aprendizado através de observações.
Com este pensamento, onde todas as inteligências possam ser estimuladas e desenvolvidas, foi elaborado o método de educação bilíngue Evolutive English at School que utiliza o lúdico nas aulas bilíngues já que, na infância, a aprendizagem acontece de maneira divertida, através de jogos, brincadeiras, associações, músicas, confecção de brinquedos, etc.
Evolutive English at School é um programa Bilíngue que tem como objetivo ajudar os alunos no domínio da língua Inglesa, a partir de diferentes estudos escolares, onde torna a aprendizagem de um segundo idioma mais eficiente. O programa Evolutive English at School utiliza a interdisciplinaridade como base. Os alunos têm contato com as matérias curriculares como língua portuguesa, matemática, ciências, geografia, história e educação física, além de aulas extracurriculares. O método é aplicado na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano). Nossas atividades serão desenvolvidas de segunda-feira à sexta-feira, no horário de aula, tendo a duração de 40 minutos. A formação da equipe bilíngue para atender o programa será composta por profissionais qualificados, com a seguinte composição: coordenação, orientação pedagógica e professores específicos para cada nível de ensino.

O INGLÊS NA ATUALIDADE

A aquisição de uma segunda língua torna-se cada dia mais importante, pois o mundo nos remete a participar de vários momentos que são influenciados por palavras estrangeiras presentes por toda parte.
Estudos mostram que o crescimento da tendência bilíngue no Brasil encaminhou as escolas regulares a replanejarem seus currículos de língua Inglesa inserindo as crianças cada vez mais cedo ao universo de outro idioma.
Idiomas podem ser utilizados para inúmeros fins, como diversão, passeios ou trabalhos, e o uso de uma língua adicional durante a infância irá influenciar o desenvolvimento cognitivo da criança e, consequentemente, suas ações na fase adulta.
Assim sendo, o número de crianças bilíngues crescem e surpreendem. Antes, as escolas regulares não atendiam a essa necessidade e a tendência para aquisição da língua inglesa deveria ser suprida por cursos isolados de línguas. Hoje, a sociedade classifica a função de uma escola com programa bilíngue como uma opção cômoda, pois o aluno estará exposto a duas vantagens em um mesmo lugar. Por isso, o número de indivíduos considerados bilíngues aumentou e, portanto, torna-se relevante fazer parte deste novo mundo de possibilidades.

A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA INGLESA NA INFÂNCIA

As línguas estrangeiras devem ser ensinadas o mais cedo possível, desde os primeiros anos da escola, para, assim, aproveitar o período fértil de aquisição de aprendizagens. O ritmo acelerado pelo qual a criança aprende o vocabulário de uma língua pode constituir um argumento para o aproveitamento do período de grande plasticidade cerebral no que diz respeito à assimilação de um código verbal.
Sabemos que o interesse pelo aprendizado de línguas estrangeiras parte do sujeito em idades divergentes e é comum adultos procurarem cursos de idiomas para qualificar-se profissionalmente. Sendo assim, qualquer pessoa pode aprender uma segunda língua. Porém, estudos cerebrais mostram que as crianças são mais pré-dispostas a perceberem o som de outra língua, facilitando para, no futuro, conseguirem distinguir certos detalhes e/ou peculiaridades do idioma. O indivíduo, quando é exposto desde cedo a falantes proficientes que interagem naturalmente em outra língua de maneira vivencial, possui maior facilidade em tornar-se mais competente do que um adulto que aprende o idioma em cursos de línguas. Por isso, o contato diário com a língua inglesa na escola torna-se uma alternativa mais eficaz no aprendizado e na proficiência.
Podemos então citar o comentário de Hagége (1996, p.71) sobre a relação com o tempo:

“O tempo da criança é uma imensidão aberta; o do adulto encaminha-se para o encerramento. Mas tanto para a criança como para o adulto, o tempo é irreversível. É por isso que a educação bilíngue deve começar muito precocemente. A cultura é companheira do tempo. O conhecimento de uma língua estrangeira é uma parte integrante da cultura e implica, assim, um investimento sério de tempo, reflexo daquele que devemos saber atribuir à alteridade.”

Percebe-se, portanto, a importância de que quanto mais cedo à criança conviver com uma língua estrangeira, melhor e mais natural será sua pronúncia e seu entendimento diante de outro idioma, ou seja, o indivíduo poderá ter percepções mais evidentes da língua estrangeira aprendida.